Queda de cabelo: 7 principais causas e o que fazer

Posted under Blog Racho On By blogadmin

A queda de cabelo geralmente não é um sinal de alarme, pois pode acontecer de forma completamente natural, especialmente em épocas mais frias do ano, como o outono e o inverno. Nestas alturas, o cabelo cai mais porque a raiz do cabelo é menos irrigada por nutrientes e sangue e isso pode aumentar a queda de cabelo. No entanto, este outono deverá diminuir em épocas mais quentes do ano, como a primavera e o verão.

Além disso, as pessoas que usam frequentemente produtos de alisamento capilar, muitas vezes aplicam alisador ou fazem penteados que podem quebrar o cabelo, também podem mostrar uma queda de cabelo mais pronunciada.

Por isso, é importante não subestimar a queda de cabelo ou tratá-la como uma questão puramente estética, especialmente se for acompanhada por outras alterações. Neste artigo vamos esclarecer as principais causas da queda de cabelo e como cuidar de cada uma delas!

1. Excesso de estresse

Uma das principais causas da queda de cabelo é o stress excessivo, tanto físico como mental. Isto porque o choque do stress, após um acidente de viação ou após o diagnóstico de uma doença grave, por exemplo, pode alterar o ciclo dos fios capilares, fazendo com que caiam.

Noutros casos, o stress pode não ser a principal causa de queda de cabelo, mas pode piorar a queda de cabelo que já existe por outra razão. É aconselhável tentar reduzir o peso do stress, participando em atividades de lazer, não só para tratar a queda de cabelo, mas também para garantir uma melhor qualidade de vida e evitar outros problemas mais graves que possam surgir ao longo do tempo, como o intestino irritável ou a depressão.

2. Excesso de vitamina A ou B

Embora seja relativamente raro, a presença excessiva de vitaminas A ou do complexo B no corpo pode contribuir para a queda de cabelo. Esta situação é mais frequente em pessoas que estão tomando suplementos com algum destes tipos de vitaminas por muito tempo.

Deve-se utilizar os suplementos alimentares apenas com orientação de um médico ou nutricionista, para evitar atingir as doses máximas recomendadas. Caso exista suspeita de excesso destas vitaminas, deve-se parar o suplemento e consultar um médico.

3. Gravidez

A queda de cabelo é relativamente comum nas mulheres do pós-parto, não só devido às alterações hormonais que continuam a ocorrer no corpo, mas também devido ao stress do parto. Geralmente, esta queda de cabelo surge nos primeiros 3 meses após o parto e pode durar até 2 meses.

Embora seja mais raro, a queda de cabelo também pode surgir durante a gravidez, parecendo estar relacionada com o aumento da progesterona hormonal que pode secar o cabelo, deixando-o mais fraco e frágil.

4. Alterações hormonais

Tal como durante ou após a gravidez, as alterações hormonais são uma causa importante da queda de cabelo e podem acontecer em vários momentos da vida, especialmente durante a adolescência. Além disso, as mulheres que mudam de comprimidos ou que iniciam um novo método hormonal contracetivo também podem ter perda temporária de cabelo.

Se estiver a ter uma queda de cabelo muito intensa, deve consultar um dermatologista ou, se estiver a tomar um contracetivo, fale com o ginecologista para avaliar a possibilidade de alterar o método.

5. Uso de antidepressivos e outros remédios

Algumas classes de medicamentos como antidepressivos, anticoagulantes ou medicamentos para a tensão arterial alta podem ter o efeito colateral de contribuir para a queda de cabelo, especialmente no início do tratamento ou quando já estão a ser usados por muito tempo.

Outros remédios que podem ter este tipo de efeito incluem lítio e ibuprofeno, por exemplo. Se houver suspeitas de que a queda de cabelo esteja a ser prejudicada pelo uso de alguns medicamentos, o médico que o prescreveu deve ser informado, avaliando a possibilidade de mudar para outro medicamento.

Nestes casos, recomenda-se marcar uma consulta com o dermatologista para identificar a causa e orientar o tratamento que pode ser feito com alimentos adequados, medicamentos, suplementos nutricionais, champôs, técnicas estéticas como carboxioterapia ou laser, técnicas cirúrgicas como implante ou transplante capilar.

Na Pharma Scalabis pode encontrar vários produtos para ajudar nesse processo. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

O conteúdo Queda de cabelo: 7 principais causas e o que fazer aparece primeiro em Pharma Scalabis.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *