Como tratar os pés e calcanhares rachados?

Posted under Blog Racho On By blogadmin

Quem sofre com pé ou calcanhar rachado, além de se preocupar esteticamente ao usar um sapato mais aberto, pode sentir dor e desconforto ao caminhar. As solas dos pés também são propensas a sofrer muito impacto por sustentar o peso do corpo, especialmente quando usam saltos altos.

Os sapatos fechados podem deixar os pés abafados e com a pele irritada, assim como os abertos podem ficar expostos excessivamente a fatores externos, causando secura.

Existem muitas razões que explicam porque o pé racha, assim como existem alguns cuidados essenciais para evitar e tratá-lo. Confira abaixo quais são as principais causas e as nossas dicas sobre o que fazer para acabar com as fissuras do calcanhar!

Por que o pé fica rachado?

Se continua a perguntar-se porque é que o pé fica rachado, a resposta simplificada é que as fissuras são causadas pela soma de algum tipo de agressão, como atrito ou impacto, e desidratação. Quando o pé está seco, a pele perde a elasticidade e desgasta-se e dói mais facilmente. E, como já dissemos, há várias causas para o pé partido. Entre as principais respostas para “porque é que o pé racha?”, podemos destacar:

  • Tempo seco
  • Herdabilidade
  • Tipo de pele naturalmente mais seco
  • Hábito de andar descalço e/ou usar sapatos abertos, como chinelos e sandálias
  • Comer mal e/ou não beber água suficiente
  • Envelhecimento

Pode surpreender-se com o penúltimo item desta lista de razões pelas quais o pé está rachado, mas nós explicamos! Quando lixa os pés em excesso, o seu corpo pode interpretar que estão “desprotegidos”, portanto, acaba por formar uma camada de pele mais espessa no lugar.

Quanto ao envelhecimento, a explicação é que, com o tempo, o corpo sofre várias alterações, uma das quais é a perda de tecido adiposo na planta do pé. Além disso, com a idade a pele torna-se mais frágil e a soma destes dois fatores pode causar calos e aumentar a tendência para rachaduras.

Quais doenças causam rachaduras nos pés?

Muitas pessoas preocupam-se quando reparam nos pés secos e rachados, porque, para além das que já referimos, algumas das causas para este desconforto podem ser problemas de saúde. Para que saiba, listamos quais as doenças que causam rachaduras nos pés:

  • Problemas vasculares
  • Diabetes
  • Hipotiroidismo
  • Psoríase
  • Alergias

Outros problemas de saúde que também podem causar o pé rachado são o excesso de peso e a obesidade. Os pés secos podem acabar por criar fissuras devido ao peso do corpo e ao impacto que ocorre ao caminhar.

O que é bom para pé rachado?

A principal maneira de evitar o pé rachado e tratar a secura é a hidratação. A nossa recomendação para escolher creme para os pés secos é procurar aqueles muito hidratantes, com propriedade restaurativa e, no caso de já ter fissuras, mesmo com ação de cura.

Os cremes para os pés secos à base de ureia e vaselina são ótimos, uma vez que estes ativos são superpotentes e protegem contra a desidratação. Outras indicações de que o hidratante servirá de forma a curar o pé rachado são se na fórmula houver manteigas e óleos e se a textura for mais espessa — texturas mais leves como gel e soro, podem não funcionar tão bem para esse objetivo.

Além disso, se alimentar bem, de maneira equilibrada, e beber água são hábitos que também influenciam na hidratação do corpo, inclusive dos pés. Na Pharma Scalabis pode encontrar vários produtos para cuidar dos pés. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

O conteúdo Como tratar os pés e calcanhares rachados? aparece primeiro em Pharma Scalabis.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *