Há um aumento na compra de casas para 2024?

As vendas de casas existentes registaram uma ligeira e surpreendente descida em Novembro, apesar das taxas hipotecárias ainda elevadas, do aumento dos preços das casas e do baixo stock de habitação. Após uma queda acentuada de 4,1% em outubro, as vendas de casas existentes aumentaram 0,8% em novembro, encerrando cinco meses consecutivos de quedas, de acordo com os últimos dados mensais divulgados pela Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR). As transações anuais caíram 7,3%, o menor declínio anual desde abril de 2022, de acordo com Realtor.com.

Estes encerramentos de contratos provavelmente ocorreram durante os dois meses anteriores a Novembro, quando a taxa média de hipotecas fixas a 30 anos subiu para níveis nunca vistos em mais de duas décadas, sugerindo que os compradores de casas impacientes podem estar a ajustar-se a taxas mais elevadas.

Embora a atividade de vendas permaneça fraca, os especialistas preveem que este aumento poderá significar uma recuperação crescente em 2024 para as imobiliárias. “A queda das taxas trará mais compradores e mais vendedores para o mercado de imobiliária”, disse a Dra. Lisa Sturtevant, economista-chefe da BrightMLS, em um comunicado enviado por e-mail. A BrightMLS prevê que as vendas de casas existentes atinjam 4,6 milhões em 2024 – acima dos 4,1 milhões esperados em 2023 – e que o estoque aumente em aproximadamente 8% até o final do ano. Melhores imobiliarias de piracicaba